05, June de 2024

Os professores Cristiane Ingrid Bonfim, Leonardo Paiva e Priscilla Cavalcanti, da Faculdade Evangélica Raízes, conduziram um projeto de extensão curricularizada inovador durante o primeiro semestre de 2024. Voltada para os alunos do 3º e 5º períodos do Curso de Direito, a iniciativa teve como objetivo central contribuir para a formação de Jovens Aprendizes em Anápolis, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). O projeto atendeu mais de 350 adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos.

A ação, realizada de 20 a 28 de maio de 2024, contou com a participação de mais de 100 acadêmicos da Faculdade Raízes. Inicialmente, os estudantes realizaram leituras, assistiram a vídeos e produziram material informativo. Em seguida, ministraram oficinas de capacitação para os Jovens Aprendizes de Anápolis, abordando temas como condutas abusivas, assédios e violações em ambientes empresariais, organização do Estado brasileiro e empreendedorismo.

O projeto incluiu uma abordagem especial sobre o "Maio Laranja", uma campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, celebrada no dia 18 de maio. A professora Cristiane enfatizou a importância de projetos como este para o enfrentamento dessa problemática, ressaltando que "romper o ciclo do silêncio e incentivar denúncias é fundamental para a responsabilização criminal dos ofensores".

A professora Priscilla Cavalcanti destacou que "os resultados do projeto foram positivos, pois nossos alunos puderam contribuir para a formação cidadã dos Jovens Aprendizes em Anápolis, muitos dos quais estão começando a votar agora e precisam compreender o papel das instituições e a organização estatal para exercerem o direito ao voto de forma consciente".

O professor Leonardo Paiva, responsável pela disciplina de Direito Empresarial, acrescentou que "trabalhar o empreendedorismo com adolescentes é fundamental para o crescimento da nossa região e para a preparação desses jovens para o mercado de trabalho".

O projeto exemplifica o tripé ensino, pesquisa e extensão ao levar temas discutidos em sala de aula para além das paredes da faculdade, contribuindo para a empregabilidade de jovens na região e concretizando as políticas institucionais de responsabilidade social. A Faculdade Evangélica Raízes, comprometida com a formação de profissionais tecnicamente competentes e socialmente responsáveis, continua a fomentar parcerias que capacitam seus alunos para atuarem como agentes de transformação e concretização de direitos.