Bacharelado

5 anos

Noturno

Campus Anápolis

Apresentação do Curso

O estudo do Direito tem como objeto as normas jurídicas ou leis que regulam as relações das pessoas e das instituições numa sociedade. O papel do profissional do Direito é cada vez mais importante, à medida que as relações entre as pessoas se tornam mais intensas, frequentes e complexas. 

O profissional do Direito não deve estar preparado apenas para atender a segmentos tradicionais da carreira jurídica; é preciso ir além do escopo dogmático. É necessário que os profissionais do Direito também se qualifiquem para ocupar novos e amplos espaços de trabalho, e que dominem com desembaraço a linguagem corrente na sociedade globalizada, especialmente entre as instituições dedicadas às trocas internacionais de bens, produtos, serviços e ativos financeiros.  

O curso de bacharelado em Direito da Faculdade Evangélica Raízes vem assumir um papel de vanguarda na formação de profissionais qualificados para a perfeita compreensão dos problemas nacionais, verbalizando juízo de valor sobre o patrimônio cultural e ambiental local, regional e nacional. A Faculdade Evangélica Raízes, por meio de uma matriz curricular que prestigia a interdisciplinaridade e aborda temas relacionados aos novos rumos democráticos da sociedade brasileira, pretende oferecer ao acadêmico a perfeita compreensão de seu papel como agente transformador da realidade, capaz de interferir positivamente nesse contexto e exercer com independência as atividades profissionais que a referida formação pode proporcionar. 

Sobre o Curso

O curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Evangélica Raízes teve sua primeira turma no 1º Semestre de 2006. Desde então, o curso vem se destacando na cidade de Anápolis e região pela qualidade do ensino oferecido bem como pelo comprometimento e qualificação de seu corpo docente e sua clara prioridade na formação prática dos alunos. Caracteriza-se por oferecer um ensino de qualidade visando formar profissionais com compromisso social e ético para atuação no espaço jurídico. 

Esse compromisso manifesta-se e é desenvolvido do 1º ao 10º Períodos, por meio de um ensino bem estruturado, desde a organização da matriz curricular, passando pela oferta de palestras, seminários, congressos e outros, até as atividades de Estágio.  

O objetivo básico do projeto pedagógico da Faculdade Evangélica Raízes é compatibilizar teoria e prática, proporcionando ao egresso uma formação sedimentada a partir de aulas teóricas e práticas ministradas em perspectivas interdisciplinares que contemplem com seus conteúdos os fenômenos sociais e as implicações que deles decorrem. O Projeto abarca uma avaliação da realidade brasileira, em linhas que instigam atuação jurídica diferenciada em camadas privilegiadas e não privilegiadas da sociedade, desenvolvendo uma proposta de inserção jurídico-assistencial que, apesar da dinâmica da área de prestação de serviços na pirâmide social de um país de desigualdades estruturais abismais, possa reduzir a massa de conflitos pela estratégia de seus objetivos que se encaminham por eixos fundamentais éticos, sociais e profissionais. 

 O curso oferece 60 (sessenta) vagas semestrais para o turno noturno.

Nucleo Discente

Mercado de Trabalho

O mercado jurídico é dinâmico e, por isso, se reinventa constantemente, sofrendo influências da tecnologia, dos fenômenos políticos, sociais e econômicos. Partindo disso, o curso atende a formação jurídica plena e adequada ao contexto social e econômico da região, especialmente, considerando as oportunidades de trabalho, e, fundamentalmente, contribuir e possibilitar sua ascensão social, atuar com ética e responsabilidade social com vistas à construção de uma sociedade inclusiva, solidária e justa.  

Destarte, o curso visa desenvolver perfil profissional com competência para organizar, expressar e comunicar o pensamento, utilizar o raciocínio lógico e produzir análises críticas, compreender processos, tomar decisões e solucionar problemas no âmbito da área de atuação de forma harmônica e em equipes multidisciplinares. Assim, os estudantes alcançam sucesso ao realizar as provas da Ordem dos Advogados do Brasil, atuação como advogados, realização de concursos públicos, exercício do magistério em cursos superiores, dentre outras atividades. Têm habilidades e competências para atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente, observar, interpretar e analisar dados e informações, utilizar procedimentos de metodologia científica, utilizar recursos de informática e outros recursos tecnológicos no exercício da profissão. 

POSSÍVEIS SAÍDAS PROFISSIONAIS: 

  • Advocacia: defende o interesse de seus clientes perante a justiça, bem como confeccionando pareceres e assessorias jurídicas, podendo trabalhar com Empresas, Bancos, Escritórios de Advocacia, etc.  

  • Magistratura: o juiz decide conflitos entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público. 

  • Promotoria e Procuradoria da Justiça: O promotor, membro do Ministério Público, fiscaliza o cumprimento das leis, defende os interesses da sociedade, os direitos do cidadão e o patrimônio público. 

  • Magistério Superior: atua no ensino, pesquisa e extensão em Instituições de Ensino Superior. 

  • Delegacia de Polícia: investiga infrações, municiando o procedimento de informações necessárias ao seu processamento.  

  • Carreiras internacionais, como diplomacia, oficiais de chancelaria, etc.  

  • Arbitragem e resolução pacífica de conflitos 

  • Entre outras...  

Matriz Curricular

Matriz Curricular não disponível.

Atividades Acadêmicas

TCC

Núcleo de Trabalho de Curso (NTC)

Com o objetivo de propiciar aos acadêmicos a oportunidade de demonstrarem o grau de habilitação jurídica adquirida, o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação e crítica do Direito, as atividades ligadas ao Trabalho de Conclusão de Curso na Faculdade Raízes são coordenadas pelo NTC – Núcleo de Trabalho de Curso, composto pelo coordenador e professores orientadores.  

O aluno é preparado para realizar o Trabalho de Curso (TC) ao longo do curso de Direito, através da formação adquirida desde o 1º período por meio das disciplinas dos Eixos de Formação Fundamental, de Formação Profissional e de Formação Prática.  

O TC é iniciado no 8º Período, quando é ministrada a disciplina de Trabalho de Curso I, com uma carga horária de 40 (quarenta) horas, oportunizando aos acadêmicos orientações de docentes especializados para auxílio à elaboração do Projeto de Pesquisa e primeira parte do artigo científico, conforme as normas da ABNT. A avaliação da disciplina é realizada conforme disposto no Regulamento do NTC, consistindo em notas e frequência. 

A disciplina de Trabalho de Curso II é oferecida no 9º período, com uma carga horária de 40 (quarenta) horas. Durante este período, os alunos continuam a ser orientados por docentes especializados e pelo professor da disciplina quanto às normas técnicas (ABNT). Neste período, o trabalho final de curso (TCC), em formato de artigo científico, deverá ser apresentado perante banca examinadora, na presença de, no mínimo, 02 (dois) componentes (Professor Orientador e Professor Examinador). 

Regulamento do NTC
Editais

Estágios

Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)

Os Estágios no curso de Direito da Faculdade Evangélica Raízes se iniciam no 7º semestre, com atividades simuladas. Porém, vão se intensificando à medida que os semestres avançam. No 9º e 10º períodos os estágios são cumpridos no Núcleo de Prática jurídica (NPJ) da Faculdade Evangélica Raízes, ambiente destinado à aplicação da teoria à prática de forma multiprofissional e multidisciplinar. 

Isso acontece através da prestação de serviços diversos ao público assistido de Anápolis e região. O NPJ oferece orientação jurídica, atermações e representação processual nas áreas cível, de família, previdenciária, de natureza assistencial ligada à saúde e políticas públicas, criminal dentre outras.  Na Faculdade Evangélica Raízes, o acadêmico tem contato diário com centenas de processos reais onde redige petições cíveis iniciais e interlocutórias; defesas criminais, infracionais e administrativas; ações previdenciárias e execuções fiscais, execuções penais e de medidas socioeducativas; procedimento arbitral, mediação e conciliação, dentre outros. Durante o estágio, o acadêmico é acompanhado por professores - advogados que irão orientá-lo quanto à melhor abordagem e forma de atuação do estudante no caso em tramitação e Análise. 

O Núcleo de Prática Jurídica conta com o EMAJ - Escritório Modelo de Atividades Jurídicas, localizado na sede da Faculdade Evangélica Raízes na Rua Floriano Peixoto, n. 900, Centro e ainda com unidades presenciais no Juizado da Infância e Juventude na Rua Bernardo Sayão, na Cidade Universitária, próximo à APAE e na Subseção Judiciária da Justiça Federal em Anápolis, na Av. Universitária, n. 820, sempre com estrutura moderna, informatizada e climatizada, pronto a prestar o melhor atendimento à população carente do município de Anápolis-GO. Dessa forma, o NPJ contribui para a formação técnica e pragmática, mas também influi na formação humanística e socialmente relevante dos acadêmicos de Direito. 

As atividades práticas desenvolvidas no NPJ são extremamente importantes para os acadêmicos tanto pela oportunidade de treino das aptidões teóricas adquiridas em sala de aula na boa técnica de redação e argumentação jurídica, mas principalmente pela experiência humana propiciada pelo contato direto com o público assistido, emprestando a eles o cuidado aos seus problemas reais do dia-a-dia, exatamente como os alunos encontrarão no mercado de trabalho após a formatura. 

Venha conhecer nossas instalações. Agende sua visita ao NPJ. Ensino de qualidade em Direito acompanhado de um bom café é a nossa especialidade! 

Regulamento NPJ
Portarias

Atividades Complementares

Núcleo de Atividades Complementares (NAC)

As atividades complementares têm por objetivo enriquecer o perfil do acadêmico, por serem realizadas de forma interativa, dentro e fora da academia, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade. 

As atividades complementares na Faculdade Raízes são coordenadas pelo Núcleo de Atividades Complementares (NAC), o qual possui espaço próprio para a Coordenação, atualmente ocupada pela Profa. Bruna Felipe.

Para integralização, o aluno precisa comprovar 100 (cem) horas de atividades complementares, na matriz 2018/1 e 200 (duzentas) horas nas demais matrizes, devendo o acadêmico seguir as orientações constantes do Regulamento do Núcleo de Atividades Complementares da Faculdade Raízes (NAC). 

O NAC tem como objetivos, dentre outros: 

  • Promover o processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão que promove a interação transformadora entre a Faculdade Raízes e outros setores da sociedade; 
  • Contribuir para a formação ética e humanística do aluno da graduação, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, da responsabilidade social e da autonomia na busca do conhecimento, respeitando a vocação e os interesses de cada aluno; 
  • Propiciar o enriquecimento dos conteúdos curriculares e auxiliar a construção do perfil profissional almejado. 

 

Regulamento do Núcleo de Atividades Complementares

Pesquisa

Linhas de Pesquisa

A identificação das linhas de pesquisa é de fundamental importância para direcionar as atividades de pesquisa da Faculdade Evangélica Raízes. As linhas de pesquisa contemplam um conjunto de temáticas prioritárias na definição da atuação da Instituição no cenário regional, nacional e internacional. A fim de resguardar a coerência e a eficácia das ações, estabelece-se, ainda, uma conexão interdisciplinar de singular importância a fim de se alcançar a sinergia das atividades desenvolvidas entre o núcleo de Trabalho de Curso e as pesquisas realizadas, por meio de áreas e campos de estudo. 

1. Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos 

Do estudo das normas penais e processuais às políticas criminais a partir de uma perspectiva crítica da dogmática penal e processual penal, em permanente leitura constitucional. 

2. Direito Civil no Mundo Ocidental: permanências e transformações 

Estudo do Direito Civil e Processual Civil através das instituições e normas que regem e organizam o funcionamento da sociedade em que deveres e direitos devem ser respeitados 

3. Direito Constitucional, Direitos Humanos, Democracia e Meio Ambiente 

Análise e interpretação crítica das políticas públicas, do(s) constitucionalismo(s), de suas manifestações sociais e políticas, bem como o estudo das relações entre meio ambiente e desenvolvimento, considerando os instrumentos jurídicos adequados a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. 

4. Direito Empresarial, Econômico e Ordem Internacional 

Estudos referentes aos instrumentos sociais e econômicos aliados à atividade empresarial no mundo globalizado, interpretada em razão de sua eficácia social e constitucional, bem como das relações entre os Estados, examinadas através de problemas internos face ao Direito Internacional. 

5. Direito, Cidadania e Espiritualidade 

Estudo, em perspectiva interdisciplinar, das múltiplas interfaces que se estabelecem entre os processos sociais, culturais, econômicos, políticos e os campos da subjetividade e religiosidade humanas, por meio das instituições, movimentos, organizações, práticas e experiências sociais e religiosas. 

 

Coletânea de Normas ABNT

Associação Brasileira de Normas Técnicas. Elaboração de TCC, dissertação e tese/Associação Brasileira de Normas Técnicas. 3ª Edição – Rio de Janeiro: ABNT, 2018. (Coletânea Eletrônica) 

Coletânia de Normas

 

Documentos
Anais de Eventos
Repositório

Contatos

Rua Floriano Peixoto, nº 900 - Centro - Anápolis-GO

(62) 3099-5094