29, August de 2023

A equipe da Faculdade Evangélica Raízes foi a grande vencedora do primeiro Torneio de Júri Simulado, realizado pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO). O torneio foi realizado em etapas e o duelo final aconteceu entre Faculdade Evangélica Raízes e Unicerrado, de Goiatuba.

Ambas as equipes tinham que fazer a defesa de um réu acusado de tentativa de homicídio por envenenamento. A equipe da Raízes foi formada pelos acadêmicos Maria Paula Vilela de Almeida, Marcela de Oliveira Rodrigues, Ana Lívia Andrade Mattos e Gabriel Aparecido Salvador de Moura, e coordenada pelo professor Gabriel de Castro Borges Reis.

“É uma satisfação imensa poder participar de um torneio como esse, promovido por uma instituição tão importante como a Defensoria Pública de Goiás, que além de sua vocação e atuação em prol das pessoas em vulnerabilidade também tem demonstrado a importância de olhar para os alunos de graduação dos cursos de direito do estado e da necessidade de aperfeiçoamento dos nossos alunos como futuros juristas”, explica o professor da Faculdade Evangélica Raízes, Gabriel de Castro Borges Reis.

O Prof. Gabriel explica que a Faculdade Evangélica Raízes já participou outras duas vezes de torneios anteriores, porém, promovidos pela Escola Superior de Advocacia do Estado de Goiás. Nesses dois torneios, a faculdade foi campeã e vice-campeã consecutivamente.

“Eu, enquanto professor, me sinto realizado de poder orientar os alunos e guiar eles nesse tipo de disputa porque nós podemos ver o quanto eles amadurecem. Parece que em uma semana, tem alunos que amadureceram dois anos. É uma coisa incrível você ver como que esse tipo de atividade de extensão é capaz de proporcionar ao aluno tanto o conhecimento prático e teórico, bem como o seu amadurecimento pessoal”, complementa o professor Gabriel.

Para a aluna Marcela de Oliveira Rodrigues, participar do torneio foi uma experiência inesquecível. “Foi uma experiência inexplicável porque nos deu a chance de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos e viver um pouco daquilo que escolhemos para ser a nossa futura profissão. E somado à nossa vitória, nos mostrou que podemos ir atrás daquilo que a gente deseja e que temos capacidade de sermos bons profissionais. E, por último e não menos importante, nos ensinou que no futuro podemos lutar com nobreza e destreza pelos injustiçados”.

Maria Paula Vilela de Almeida, também aluna do Curso de Direito, diz que o torneio foi mais que uma competição. “Nós não superamos somente as outras equipes, como superamos a nós mesmos. A gente evoluiu a cada dia, a cada ensaio, a cada apresentação. Foi um momento de muito aprendizado e uma experiência maravilhosa”.

A diretora da Faculdade Evangélica Raízes, Profa. Maxilene Soares Correa, afirma que a formação prática de seus alunos é uma prioridade. “Nossa equipe busca preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho e os desafios do mundo jurídico. Então, participar de iniciativas como essa da Defensoria Pública de Goiás, muito além de ensinar a técnica, capacita o aluno na oratória, pensamento rápido e crítico e trabalho em equipe. Como professora, estou muito orgulhosa e feliz pela vitória dos alunos, pois reflete o esforço individual de cada um e também o compromisso da Raízes com a excelência".

Rua Floriano Peixoto, nº 900 - Centro - Anápolis-GO