06, November de 2023

Nas últimas semanas, alguns dos acadêmicos do 1º e 2º períodos reproduziram julgamentos de casos famosos, uma excelente oportunidade de vivenciar os conhecimentos obtidos em sala de aula.

A atividade ocorreu sob orientação da Profa. Cristiane Ingrid, na disciplina de Direito Penal. O primeiro foi o da “Boate Kiss”, que pegou fogo em 2013, provocando a morte de quase 250 pessoas. Os alunos figuraram como promotores, advogados, réus e jurados e simularam as fases do julgamento que parou o país.

Alguns dias depois, foi a vez do caso “Bernardo”. O garoto foi morto de 2014, após receber uma superdosagem de sedativo.

As simulações fazem parte das estratégias inovadoras e ativas de ensino como o Role-playing (interpretação de papéis), que têm ajudado os estudantes da Faculdade Raízes a aprenderem e desenvolverem suas habilidades para desempenhar com mais segurança a futura profissão.

Pelo contato com casos reais e simulações práticas, o ensino do Direito se torna mais significativo, permitindo aos acadêmicos desenvolver habilidades como comunicação, trabalho em equipe e exposição de ideias e argumentos.